Recentemente estreei-me no mundo das quiches. Sempre tinha ouvido falar do termo e sabia por alto o que era, mas só durante a minha estadia no Porto é que tive oportunidade de aprender a fazer e a saborear.
Ao contrário do que se pensa e de ser um prato tradicional francês a quiche teve origem na Alemanha. O seu nome vem do alemão "Küchen" que quer dizer torta. Este prato teve origem na Alsácia Lorena que actualmente pertence à França e faz fronteira com a Alemanha.
Inicialmente essa província fazia parte da Alemanha e chamava-se "Lothringen" (em português Lorena e em francês Lorraine). Depois de muitas batalhas (incluindo a primeira e segunda guerras mundiais), Lorena volta para a França, e a quiche passou a chamar-se "Quiche de Lorraine".
A quiche não tem propriamente regra do que devemos usar, basicamente pode-se usar o que se quiser, fazendo os maiores contrastes de sabores. Muitas vezes, serve até para reaproveitamentos.
Hoje trago-vos:
Quiche de Carne, Cogumelos, Noz e Espargos
Ingredientes:
- Massa quebrada;
- Carne cozinhada (podem aproveitar algum bife ou frango assado);
- 1 Frasco de cogumelos inteiros;
- Noz q.b.
- 1 Frasco de espargos;
- 5 Ovos;
- 1 Pacote de natas;
- Pimenta preta q.b.
Preparação:
Pré-aquecer o forno à temperatura de 180ºC. Enquanto isso, deverá dispor a massa quebrada na tarteira e picá-la com um garfo.
De seguida, leve a massa ao forno até ela ficar douradinha.
Para rentabilizar o tempo, pode partir os ovos para uma taça e batê-los com a batedeira. Quando estiverem bem batidinhos, juntam-se as natas e bate-se mais um pouco.
Passados uns 10 minutos , retira-se a massa do forno, e coloca-se a carne partida aos bocadinhos (ou desfiada no caso do frango), junta-se os cogumelos, as nozes, e corta-se os espargos para cima.
Por fim regar com a mistura de ovo/natas e adicionar pimenta preta a gosto.
Levar ao forno até ficar tostadinha.
Esta foi a minha primeira experiência com quiches e a meu ver e segundo os gulosos cá de casa ficou aprovada. Como viram é rápido e não dá trabalho nenhum.
Eu não falei em sal, porque muitas vezes os alimentos que usamos já têm a sua parte de sal, no meu caso o bife, estava bastante apurado.
Nota: As quiches podem ser servidas como entrada, como lanche, em almoços, em jantares, com ou sem acompanhamento.
P.s. - O blog continua a crescer, por isso foi acrescentado um tradutor, na barra da direita.
Bom apetite =)
Vem daí, e CozinhaConnosco!
Por: João